21.5.07

O 3D nos interfaces gráficos

•A questão dos interfaces 3D em sites de uso abrangente, fora do âmbito dos jogos por exemplo, é levantada por Laurent Haug:
Now that 3D is back on the radars with the success of World of Warcraft or Second Life, it is not surprising to see retailers create shopping environments allowing them to reuse their hard-learned lessons.
Mas por mero acaso Nicolas Nova destaca um paper de 1994 (um pouco antigo) mas que coloca algumas questões sobre a correcta percepção do 3D por parte dos utilizadores
Even though the paper is a bit old, it gives a comprehensive summary of the design issues regarding spatial input, especially regarding the perception of 3D. The authors describes how users have difficulty understanding three-dimensional space, based on user studies.
Um tema a ter debaixo de olho nos próximos anos que deverá opor a ala dura da usabilidade, aos mais progressistas!

16.5.07

Links: 16/05/2007

• A Globalização está a matar o comércio local (reparem que não utilizei a palavra "tradicional"). Como afirma Laurent Haug, de Genebra a Tóquio o Starbucks vende a mesma coisa!... eu não quero ir a Tóqui tomar um café no Starbucks... preferiria um Saké! Ainda há poucas semanas tive oportunidade de espreitar um MacDonald's em Madrid que estava cheio de miúdos britânicos! Iuuuupiii! :)

• J. Nielsen queixa-se que a Web2.0 anda a negligenciar a boa Usabilidade: de repente lembro-me de duas situações em que concordo com ele: 1) com o Ajax é possível alterar conteúdos em àreas especifícas de uma página, fazendo com que a navegação com os botões do browser (<>) seja inútil, pois os browsers não "detectam" estas alterações feitas em áreas específicas de uma página. 2) Lembram-se da imagem da página de produto do iPod no site da Apple que eu aqui deixei há uns dias? pois pergunto QUEM é que vai utilizar aquilo tudo? :)

• Do outro lado do Atlântico chegam os Top 7 paradigmas de um projecto para web: deixo aqui uma lista, mas não dispensa uma leitura...
- Usabilidade para o usuário
- Acessibilidade
- Conteúdo enxuto
- Otimização de mecanismos de buscas (SEO)
- Web Standards
- A beleza do design
- Marketing

• E agora o Vírus: Viral Video 201: Organic Infection Theory Só para apreciadores... :)

Até outro dia!

14.5.07

Links: 09/05/2007

Chris Anderson escreve sobre como a Web2.0 vem potenciar os nossos "tempos mortos" ao longo do dia e como esses são extremamente valiosos...
That sheriff is watching a movie because he has spare cycles. Spare cycles are the most powerful fuel on the planet. It's what Web 2.0 is made up of. User generated content? Spare cycles. Open source? Spare cycles. MySpace, YouTube, Facebook, Second Life? Spare cycles. They're the Soylent Green of the web.

• O Pedro Custódio disponibiliza duas apresentações que este preparou sobre a Co-criatividade como forma de inovação e outra sobre Design para Comunidades.

• Read/Write Web apresenta uma lista das startups europeias mais interessantes na Web2.0.

• Um post que achei interessante sobre as características das pessoas altamente criativas no ProBlogger... fica o registo:
1. Curiosity
2. Seeing Problems as Interesting and Acceptable
3. Confronting Challenge
4. Constructive Discontent
5. Optimism
6. Suspending Judgement
7. Seeing Hurdles as leading to improvements and solutions
8. Perseverance
9. Flexible Imagination
Command Line as the future of interface. É uma ideia a explorar no futuro dos interfaces. Nicolas Nova destacou esta ideia de Donald Norman que dá que pensar: o futuro dos interfaces encontra-se em linhas de comando, neste caso, os interfaces dos motores de busca que se resumem a uma caixa para colocar perguntas.
Diz Norman que os interfaces gráficos não são suficientemente escaláveis.

8.5.07

Mapa de acidentes

• O mapa das desgraças... isto podia ser Português! :)













Via: BrainOff

Novos criadores de conteúdos...

Balance generated content - towards the end of user generated content? Ou melhor como é que se utiliza o bom senso para gerar conteúdos de qualidade. O autor do post dá um exemplo óbvio, de um artesão que passou toda a vida a produzir instrumentos musicais (violinos) e que deve ter mais autonomia na actualização da página sobre Stradivarius na Wikipedia... parece-me bem! afinal os peritos, os verdadeiros, já cá andam há mais tempo que nós!... O Laurent Haug identifica assim 3 tipos de utilizadores:

• the users, the legendary and volatile “content generators”, needed to scale the system to a dimension where it starts to matter.
• the drivers, those building the community framework and, indirectly, allowing the participation incentives to flourish.
• the experts, bringing credibility to the whole edifice by sharing their extensive knowledge of their part of the knowledge long tail.

Afinal, ao contrário do que se poderia pensar inicialmente, a Web 2.0 não veio trazer uma horizantalidade a todo o custo nas hierarquias de poder. Veio trazer, isso sim, hierarquias mais justas, é essa a essência desta Democracia Emergente, uma ideia também explorada por Chris Anderson no seu livro The Long Tail. Ele afirma que o poder continua concentrado, mas agora de uma forma justa porque é observado, avaliado, analisado, discutido a todo o momento.

Links: 08/05/2007

• Um artigo a ler sobre a forma como os profissionais de Webdesign devem incorporar conhecimentos de Usabilidade ao longo da sua carreira.
"No passado, há uns 10 anos atrás, as empresas queriam estar na “internet” simplesmente por estar, por status. Os sites das empresas se pareciam mais com “folders” do que com o que hoje conhecemos por “sites” (...) Mas é você que não deve enxergar o desenvolvimento para web como algo independente do objetivo final, que é o seu cliente/usuário."
• Na Technology Review leio que já se podem utilizar fotos das nossas caras como emoticons... :) Isso vai ajudar na comunicação, se bem que haverá sempre algo que se perde. Nada como um frente-a-frente... O meu interesse neste tema vem da altura em que tive de escrever um paper sobre a Identidade na Comunicação mediada por computador.

6.5.07

Links: 06/05/2007

• Como fazer um video viral? Para começar não está mal esta lista com o título How to make a Viral Video 101. Mas acho que o autor apenas foca uma pequena parte do que é a viralidade de conteúdos na web. É preciso muito mais para o sucesso de um video... mas fica a intenção.

Walk 2 Web: serviço que permite seguir links na web de uma forma visual.

Leio no Revolução Etc que o novo serviço RoboBraille tem mão portuguesa no seu desenvolvimento. A ferramenta envia ao utilizador, por e-mail, um ficheiro mp3 com o resultado da conversão de um texto em audio. Parece-me uma ferramenta prometedora para a acessibilidade dos conteúdos na web... a ver no futuro a integração dessa funcionalidade em outros sites.

• O serviço Web 2.0 do momento em Sylicon Valley: twitter

2.5.07

Links: 02/05/2007

• As Passwords mais utilizadas na Web:
  1. password
  2. 123456
  3. qwerty
  4. abc123
  5. letmein
  6. monkey
  7. myspace1
  8. password1
  9. blink182
  10. (your first name)
VisualComplexity: Para quem gosta de estudar mapas, diagramas, representações gráficas de tudo e mais alguma coisa...

• Uma estatística interessante que se assemelha à Long Tail. A Hitwise chegou à conclusão de que a percentagem de utilizadores que realmente produzem conteúdos é muito baixa. Todos os restantes utilizadores encontram-se na cauda assumindo um comportamente de leitores, comentadores, etc

... According to Hitwise, only 0.2% of visits to YouTube are users uploading a video, 0.05% visits to Google Video include uploaded videos and 0.16% of Flickr visits are people posting photos. Only the social encyclopedia Wikipedia shows a significant amount of participation, with 4.56% of visits to the site resulting in content editing.

• Reparem na página de produto do iPod: possui 16 features baseadas em redes sociais... Chama-se Marketing Social e esta imagem foi retirada de Social marketing 101