10.7.06

Novas metáforas de interface

No seguimento do post do mês passado com o título "BumpTop 3D Desktop Prototype", venho aqui "filtrar" mais alguma informação sobre o assunto. Paulo Querido foi "empurrado"
para um blog do Expresso deixando papel livre na Única, e a semana passada falou-nos de interfaces gráficos em Queremos um desktop mais ergonómico Neste artigo/post fala do mesmo BumpTop 3D e de outros como o "stacks" da Apple patenteado há já alguns anos. (ver descrição).

"The patent was filed in 1994, but has gained interest with recent rumors that the next major revision of Mac OS X (Panther) will utilize this design."

A ideia geral do artigo é a de que a metáfora de secretária como interface está a ficar um pouco ultrapassada, e existem investigadores a tratar do problema.

Enquanto isso, o Nicolas Nova, do Pasta and Vinegar, continua a filtrar boa informação na Web e reporta um interface muito interessante chamado tabulaTouch, penso que as imagens falam por si:











2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Bruno Júlio, obrigado pelas suas palavras. Venho apenas fazer uma ressalva: não fui "empurrado", com ou sem aspas. As reformulações de espaços são necessárias nos jornais e a minha colaboração com a Única durava desde o início da revista, aliás vinha de antes. O formato precisava mudar, sob pena de me repetir - o que é desagradável para um jornalista e mau para os leitores e o jornal.
Mais o informo que além do blog poderá ler ocasionais reportagens minhas na edição online do Expresso e também no suplemento de Economia (o actual número tem uma peça minha sobre o Google AdWords), na Única (reportagens ocasionais) e na Actual (colaboração ainda não iniciada).

Um abraço

Bruno Júlio disse...

Caro Paulo, antes demais agradeço-lhe a gentileza de contribuir para este blog.

De facto quando utilizei o termo "empurrado" foi mesmo um reflexo do meu descontentamento, pois era um leitor assíduo e apreciador das suas peças.

No entanto pelo que me diz os leitores até ficaram a ganhar. Através do seu Blog posso receber os seus posts através de RSS, e extende a sua colaboração à Actual.

Continuação de bom trabalho.
Bruno