25.5.08

Empreendedorismo Africano II - Bettencourt Faria

• No seguimento do comentário do cafonso no meu anterior post sobre os empreendedores Africanos, fui à descoberta de mais pormenores sobre Bettencourt Faria... Nunca tinha ouvido falar deste homem, um inventor, um génio ao que parece.

E também ele construiu, entre outras coisas, um helicóptero no qual teve um pequeno acidente, a acreditar no que foi escrito pelo denudado

Fui à Wikipedia procurar mais informações sobre este homem, mas não existe nada. O seu nome completo é Carlos Mar Bettencourt Faria. Pelo contrário existe uma entrada sobre outro cientista Português contemporâneo e amigo de Bettencourt Faria: Eurico da Fonseca.

Deixo o repto ao denudado e aos autores dos comentários no seu post, entre eles o seu neto Pedro Miguel de Bettencourt Faria, para que escrevam um entrada biográfica sobre Bettencourt Faria na Wikipedia.

Links:
http://amateriadotempo.blogspot.com/2006/05/bettencourt-faria-e-o-seu-centro.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurico_da_Fonseca
http://www.radioamadores.net/patrono_rad_CT1UX.htm

3 comentários:

Carlos Afonso disse...

O Bettencourt Faria por vezes convidava membros da minha família para umas visitas guiadas quer à parte museológica (coleções de biologia, fósseis e geologia) do observatório da Mulemba quer ao próprio observatório deixado-nos espreitar os planetas e estrelas.

O filho dele aparecia por vezes, numa delas vestido de cowboy.

Uma das coisas que me espantava (maravilhava é mais o termo) era a sua capacidade de reutilizar certas coisas noutras finalidades. A utilização dos rolos das máquinas de lavar roupa antigas (antes das máquinas de tambor) para a pré-secagem de algas que apanhava com o seu barco é um dos exemplos.

Foi durante muitos anos o único colaborador da NASA na África sub-saahriana. Foi morto na altura da independência de Angola.

Bruno Júlio disse...

Li também àcerca do aproveitamento das seingas usadas, estirilizadas, para fazer circuitos electrónicos...

Pedro Miguel F Martins disse...

Queridos amigos e autor deste maravilhoso blog.

Estamos com o projeto de não só colocar informações no wikipedia com alguns dados da vida dele, como esta em andamento o projeto para uma pagina dedicada somente a vida e obra de meu avô.

é um projeto que nos toma tempo, que aos poucos vai ser feito, pode ser que demore um pouco, mas em breve vai estar no ar.

Eu possuo um blog,http://familiabettencourtfaria.blogspot.com/, e assim que estiver com a pagina de meu avô no ar, estará avisado lá.