7.10.06

IDEO: Inovação e bom senso

Depois de ler um post de Laurent Haug no seu Ballpark sobre a IDEO, decidi mostrar-vos também um pouco a forma como esta empresa de Palo Alto trabalha. Este video mostra um desafio que foi lançado à IDEO para desenvolver um novo carrinho de supermercado em apenas 5 dias... e eles fizeram-no com este resultado.

São mentes como estas, (as que trabalham na IDEO) que estimulam a criatividade de outros em redor, puxando por uma economia estagnada. Acima de tudo esta empresa aplica uma elevada dose de bom senso no desenvolvimento do produto, sem qualquer tipo de constrangimentos culturais, nunca olhando para o passado. Depois do governo português ter anunciado para a próxima semana um acordo histórico entre 7 universidades portuguesas e o MIT, fico na expectativa que surjam IDEO's portuguesas...

Para já, temos a Ydreams que não é nada mau. Mas era necessário criar uma Sillicon Valey portuguesa. Onde?... pontualmente vão surgindo, aqui e ali, focos de inovação com pequenas empresas a desenvolver novos produtos tecnológicos. Mas não seria do interesse comum - das empresas e do país - começar a pensar num local onde instalar toda a massa cinzenta que quer inovar neste país?

Em Portalegre existe vontade de formar uma cidade dos jogos, mas a Ydreams também desenvolve jogos, a par com outras empresas; a DOT ONE desenvolve canais internos de TV, tal como a Mobbit (perdoam-me os que não foram mencionados). Ora, não seria interessante juntar esta gente toda num raio de poucos Km ou m2?... Não digo que devam fazer "espionagem" uns aos outros, mas a simples troca de experiências e convívio entre "crâneos" já deve ser salutar para todos.

1 comentário:

bj disse...

Entretanto em conversa com um amigo meu que trabalha na àrea, fui alertado para o facto de empresas como a Mobbit e a Dot One se limitarem a aplicar tecnologias que compram fora. Não fazendo por isso desenvolvimento próprio.