23.8.05

WebOS ou Internet Ubíqua

Os pioneiros dos interfaces gráficos (GUI) como a IBM e a Apple, começaram por desenvolver esses sistemas como forma de criar uma "membrana" opaca para o utilizador. Quer isto dizer que um utilizador já não precisava de ser programador para puder interagir com o computador.

Jason Kottke apresenta-nos, em GoogleOS? YahooOS? MozillaOS? WebOS? um texto muito interessante sobre o que poderá ser o futuro próximo dos sistemas operativos. Aquilo a que Jason decidiu chamar WebOS. Dois acontecimentos recentes foram o suficiente para o motivar a escrever este artigo "Two recent events, Yahoo's purchase of Konfabulator and Google's release of a new beta version of Google Desktop have finally spurred me into action"

Utilizando a metáfora da "membrana opaca" a que me referi acima, a ideia de Kottke é a de que o WebOS irá permitir uma opacidade para o computador terminal, ou o disco local se quiserem, bem como para a web, sem que o utilizador se aperceba da passagem de conteúdos de um para o outro e entre aplicações online e offline.

"For application developers, the main advantage is that instead of writing two or more programs for multiple platforms (one for the Web, one for Windows, etc.), they can write one app that will run on any machine with the WebOS using the same code base"

Em termos de tecnologia, esta já está aí a ser utilizada, sem no entanto estar a ser explorada em todas as suas potencialidades. Chama-se Ajax e permite um novo tipo de relação Server-side vs Client-side. Em Ajax: A New Approach to Web Applications Jesse James Garrett, explica-nos de forma sucinta como funciona:


----------------------------------------------------------------------------


Vem isto no seguimento de alguns post anteriores ("The future of the web is not the browser") onde pegando na ideia dos feeds de RSS, eu lancei um pouco a ideia de uma Internet cada vez mais ubíqua, em que a mesma está presente no nosso dia-a-dia sem que nos apercebamos. Neste post anterior o autor do artigo sobre o qual me apoiava, afirmava que o futuro da web não era o browser, pelos vistos é um sistema operativo completo, segundo Kottke. Obviamente sobram posteriormente problemas para resolver de privacidade e controlo dos indivíduos...

Artigos:
GoogleOS? YahooOS? MozillaOS? WebOS?
Ajax: A New Approach to Web Applications

Sem comentários: