14.8.05

Busca!... milhões

Num artigo de Spencer Kelly, na BBC News é possível ler um resumo do estado de evolução dos portais e motores de busca online. A guerra situa-se antes de mais em tentar conquistar os utilizadores como a primeira página de entrada quando estes abrem o browser.

"Naturally, search in general will always be a big web application, and after Google's enormous success it seems that everyone now agrees that a clean and simple search interface is a good thing.

First came the MSN no-frills Search, and now we have Yahoo's new-look search, which has unashamedly been Googled."

A "googlização" das páginas de busca, com um interface limpo tem sido um dos sinais mais visíveis da competição entre MSN, Yahoo, AskJeeves e outros. Mas o próximo passo é tentar oferecer a cada utilizador capacidades de personalização de conteúdos e interface da sua página de entrada na web, tornando-os disponiveis em todos os pontos em que um mesmo utilizador possa aceder à Internet. Esta capacidade faz-me lembrar a computação ubíqua, sendo que neste caso seria a Internet ubíqua.

"But the key to winning our favour may not be just a nice empty search window with lots of empty space."
(...)
"The important thing might be that we can take those features with us."
(...)
"All these facilities are free to us, so the web big guys will have to make their money elsewhere, namely advertising"

Sem comentários: