15.4.05

onde está o buzz?

Na coluna lateral estreio um serviço gratuito da buzztracker, que nos mostra num gráfico muito simples actualizado automaticamente, os locais onde decorre a acção a nível mundial...

"Buzztracker is software that visualizes frequencies and relationships between locations in the Google world news directory.
Buzztracker tries to show you how interconnected the world is: big events in one area ripple to other areas across the globe. Connections between cities thousands of miles apart become apparent at a glance.
Buzztracker currently only tracks English-language news sources."

fonte: buzztracker.org

2 comentários:

Bruno Júlio disse...

Bem, vou tentar responder ao Zé Pedro da forma mais simples possível e por pontos:

A questão de fundo que o Zé Pedro coloca, interessa-me do ponto de vista da discussão sobre a democracia “da Rede”. O Buzztracker é logo à partida um serviço limitado porque apenas detecta palavras em textos em Inglês e que pertencem ao “Google world news directory”. Para começar já exclui os textos em todas as outras línguas e de todos os outros principais portais de noticias.

O buzztracker é um serviço que processa dados estatísticos apresentados em forma de gráfico. Estes valem pelo que valem!, como todos os dados meramente estatísticos.

Quem observar o mapa um ou dois dias repara que os locais mais falados situam-se no hemisfério norte do globo, pois nessa região se situa a grande indústria de entretenimento e media em geral. Como é óbvio os países de África e América Latina são menos falados… pois são! mas o seu atraso civilizacional também é mais longo que a idade que tem a Internet.

Desenganem-se todos os que vivem iludidos pensando que o “milagre” da rede global viria para acabar com os séculos de atraso dos países sub-desenvolvidos. O atraso está lá, e vai continuar…

Para finalizar devo dizer que o interface do HCI-U não é parecido ao do Prof. Cádima, (www.irrealtv.blogspot.com) é IGUAL!… sendo um serviço gratuito de alojamento de BLOGS em www.blogger.com, o mesmo disponibiliza alguns templates de interfaces, do qual o que escolhi penso ser o melhor e chama-se “Minima”. Como o nome indica é o mais minimalista, no sentido de que o que importa num BLOG são os “posts” e o seu conteúdo devendo este sobepor-se ao design do interface.

Anónimo disse...

Olá Bruno
Não sei se já conheces, mas em
http://www.marumushi.com/apps/newsmap/newsmap.cfm
há uma visualização interessante das notícias (a fonte é o Google News Aggregator), não só em termos gráficos; a maneira como consegues ver, simultaneamente, as notícias mais importantes em cada país dá-te uma visão de conjunto fantástica. Nas palavras dos autores:

"Newsmap does not pretend to replace the googlenews aggregator. It's objective is to simply demonstrate visually the relationships between data and the unseen patterns in news media. It is not thought to display an unbiased view of the news, on the contrary it is thought to ironically accentuate the bias of it."