3.4.05

Gurus na web

O fenómeno não é recente, no passado, políticos, artistas e outros aproveitaram-se do seu estatuto de "opinion makers" para semear a confusão, criar novas correntes artísticas, iniciar guerras e enganar milhões de pessoas.

Gurus surgem e outros tentam surgir, com muita frequência na Web desde a sua explosão em meados dos anos 90, o fenómeno leva as massas a mudar de opinião de semana a semana! ninguém fica imune!! a liberdade de expressão de BLOGS como o HCI-U, são uma boa ferramenta para expressar opiniões, mas há "carneiros" que se demarcam nos rebanhos!

Na àrea da Usabilidade, já deverão ter ouvido falar de Jakob Nielsen!?... eu sinceramente já não posso com ele! as suas ideias interessantes captam-se em poucos dias, lendo alguns artigos no seu site (useit.com) ou lendo um dos seus livros. Mas há que seguir em frente, captar novas ideias e estar atento ao que acontece nas sociedades contemporâneas. O senhor Nielsen tem hoje um negócio gigantesco - Norman/Nielsen Group - o qual precisa de sustentar...

Vem isto a propósito de uma piada de dia 1 de Abril, da parte de Kevin Cheng e Tom Chi, que nesse dia decidiram apresentar um redesign no seu site (ok-cancel.com)... foi interessante verificar nos "comments" ao seu artigo que muita gente acreditou cegamente naquele redesign... os autores não fizeram para menos, o interface estava "intragável"! :)

Não acreditem em tudo o que vêm!... hoje há um défice enorme de sentido crítico nas pessoas! no mínimo, desconfiem daquilo que não estão seguros, ou atribuam o benefício da dúvida... até ver!

Sem comentários: