11.5.09

A complexidade da Informação

• Ainda ontem à noite via o Manuel Lima do VisualComplexity.com no programa Câmara Clara na 2:, e hoje dou com este artigo na Fast Company sobre a Visualização de Informação. Ainda não me tinha dedicado a pensar uns minutos sobre essa necessidade urgente de ter mapas cada vez mais sofisticados e interactivos (de preferência) de sistemas complexos como são a blogosfera, as redes sociais como o Twitter, etc. Mas é uma necessidade óbvia, senão como se tratam essas quantidades enormes de dados!?



Isto lembra-me o software de Hans Rosling que era de uma eficácia brutal a mostrar a evolução da pobreza/riqueza em vários países e ao longo de décadas.

Também aqui passei o video da visão do futuro para a Microsoft, e ao olhar para aqueles interfaces, vejo que os designers de interfaces serão cada vez mais desafiados a desenharem sistemas cada vez mais complexos. Esses designs requerem uma altam funcionalidade e rapidez de leitura. A par destes estarão os Arquitectos de Informação será um trabalho cada vez mais exigente para ambos

Sem comentários: