11.9.06

"Geração Blogue" de Giuseppe Granieri


Acabei de ler o livro de Giuseppe Granieri, editado pela Presença, e no qual me interessou o capítulo que o autor dedica à Democracia. Granieri cita Joi Ito, conselheiro da campanha de Howard Dean às presidências dos EUA em 2004, sobre o problema da escala das democracias:

“Um dos problemas das nossas democracias deriva do facto de terem sido projectadas quando os Estados eram pequenos, quando as empresas eram pequenas, quando tudo em geral era menos complicado e menos global. (…) Os problemas são complexos e os media tradicionais estão a atravessar um mau momento na tentativa de os contar ao público. Para mais, os políticos são muitas vezes obrigados a assumir posições simples e esta espécie de hábito tende a ampliar as divisões e a levar a extremos. Uma cidadania mais activa da Rede poderia ajudar a realizar discussões alargadas sobre os assuntos complexos. Estas discussões por um lado iriam juntar-se ao trabalho corrente dos media e por outro conduziriam a um maior envolvimento politico das pessoas, que hoje se sentem muito distantes de quem as representa”

Granieri anuncia que estará em Lisboa em Novembro no congresso da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

2 comentários:

Anónimo disse...

E no geral o livro vale a pena?

xxx mouse

Anónimo disse...

Sim é verdade... foi a minha companhia numas boas tardes de praia, entre mergulhos! Para mim, um dos melhores sítios para ler!