Este blog é sobre tudo o que me interessa sempre que a Internet seja o interface entre o negócio e o cliente!!... Neste blog haverá sempre referências sobre Usabilidade, Marketing Viral, Inteligência Colectiva, SEO, CRM, User Experience, Link Building e tudo aquilo que eu apanhar na rede ao final do dia e que me faça chocar os neurónios! ;)
• Esta discussão tem estado activa no meu grupo de trabalho. Quais os limites da Usabilidade e onde é que começa o User Experience?
Hoje encontrei dois artigos que podem ajudar a responder a essa questão. O primeiro da autoria de Jared Spool onde afirma:
Usability answers the question, “Can the user accomplish their goal?” In the case of our camera shopper, from the perspective of the site’s design, she did accomplish the goal, being very satisfied withhttp://www.blogger.com/img/gl.link.gif the result.
User experience answers the question, “Did the user have as delightful an experience as possible?” The store portion of the experience canceled out the online portion.
Ou seja, a User Experience é muito mais abrangente que a Usabilidade, sendo que a segunda trata exclusivamente de atingir um interface fácil de usar e onde os objectivos dos utilizaodres são cumpridos.
Já a User Experience, na minha opinião pessoal, já entra um pouco no mesmo tipo de preocupações do Marketing, onde a satisfação final do cliente é o objectivo.
O segundo artigo corrobora em grande parte o que Jared Spool afirma.
• No seguimento do comentário do cafonso no meu anterior post sobre os empreendedores Africanos, fui à descoberta de mais pormenores sobre Bettencourt Faria... Nunca tinha ouvido falar deste homem, um inventor, um génio ao que parece.
E também ele construiu, entre outras coisas, um helicóptero no qual teve um pequeno acidente, a acreditar no que foi escrito pelo denudado
Fui à Wikipedia procurar mais informações sobre este homem, mas não existe nada. O seu nome completo é Carlos Mar Bettencourt Faria. Pelo contrário existe uma entrada sobre outro cientista Português contemporâneo e amigo de Bettencourt Faria: Eurico da Fonseca.
Deixo o repto ao denudado e aos autores dos comentários no seu post, entre eles o seu neto Pedro Miguel de Bettencourt Faria, para que escrevam um entrada biográfica sobre Bettencourt Faria na Wikipedia.
• Este fim-de-semana descarreguei LEGALMENTE o novo álbum dos Nine Inch Nails. Os NIN decidiram oferecer o seu novo álbum, apesar de quem quiser poder comprá-lo nos locais habituais... seguindo os Radiohead, Prince e outras bandas que recentemente distribuiram os seus álbuns de forma mais aberta pelos seus fãs...
Por falar nisso dei com um artigo na Rolling Stone sobre as novas formas que as bandas e as suas editoras encontram de gerar dinheiro, com licenciamentos para publicidade, cinema, etc... e claro, os concertos. No artigo falam dos Spoon, uns texanos que já aí andam há alguns anos mas que só agora conhecem um maior sucesso, devido ao seu excelente (para mim) álbum Ga Ga Ga Ga Ga...
Nem de propósito, a semana passada esteve em Lisboa Don Tapscott, autor de Wikinomics, onde afirmou que descarrega música da net com software peer-to-peer e usa um iPod modificado... este tipo é todo a favor do Open Source, e acho muito bem! :)
• Eventos em Portugal: - Sobre Usabilidade, na Universidade de Aveiro na próxima 4a feira. É o SAPO Unplugged - E aproxima-se outro SHIFT, depois de em 2006 o primeiro evento, agora em 2008, repete.
• África é um continente com tantas carências, que a necessidade aguça - de facto - o engenho. Quero partilhar convosco a minha mais recente descoberta na blogosfera, secalhar vocês já conhecem, mas o blog AfriGadget foi uma agradável surpresa para mim hoje à tarde.
Lá pude ler que um empreendedor construiu um helicóptero de peças suplentes de um Honda Civic e de um velho Toyota, mais algumas chapas de alumínio... Aquela máquina voa mesmo, apesar de levantar poucos metros no ar.
Mas o inventor não desistiu e está já a trabalhar noutro melhor, capaz de fazer voos de 3 horas... ah! ele não tem qualquer formação na área da aeronáutica.
Mas esperem, isto não fica por aqui, outra estória incrível é a do jovem William Kamkwamba que naquele continente construiu um moinho de vento para gerar energia para a sua casa que alimenta 4 lâmpadas e 2 rádios. Ele já esteve inclusivé, imaginem só, numa das conferências TED:
A EDP Renováveis devia por os olhos neste feroz competidor ;) ...
Outra iniciativa pela qual tenho especial carinho é o site Kiva.org, do qual já tinha falado anteriormente aqui. Neste site podemos emprestar, a juro de 0%, dinheiro a empreendedores de países do 3º mundo.
Eu de facto emprestei 25USD, dos quais tenho recebido mensagens de vez em quando dando conta do dinheiro que já foi devolvido, até perfazer a totalidade, e aí será depositado na minha conta outra vez...
Eu sei que corro o risco até de, sem saber, estar a emprestar a dinheiro a custo zero para uma família norte-americana pagar a hipoteca da casa, da forma como a crise do sub-prime anda aí a fazer moça... ;)
Mas prefiro acreditar que estou mesmo a ajudar alguém que realmente precisa... além disso foram apenas 25USD.
O Homem sempre se sentiu estimulado pelas dificuldades, com uma criatividade que por vezes roça o ingénuo e o infantil, faz coisas maravilhosas, como os tractores polacos que também falei aqui anteriormente. Há dias falava com uns amigos meus que em Portugal a gastronomia mais rica e inventiva era a das zonas mais pobres do país, falava do Alentejo pois claro, mas também de Trás-os-montes e Açores.
Pois sejamos também um pouco ingénuos e infantis de vez em quando...
• O andrezero deixou-me este link para a "fuck version" do Pulp Fiction... devo dizer que adorei o termo fuck version, o próprio Tarantino deve estar orgulhoso de tamanho tributo a esta pérola do cinema... :)
Aliás, eu proponho passar-se a chamar às famosas versões de 60segundos, uma FUCK VERSION, pois esta expressão engloba em si a própria ideia de algo (os Óscares, uma apresntação do Steve Jobs, etc) numa versão muito curta... :)
O primeiro link é de um blog com fotos de pequenas esculturas em madeira, com uma originalidade que me encantou logo no primeiro visionamento. O segundo blog é de um artista gráfico, João Maio Pinto, que tem um trabalho muito consistente nas artes gráficas, com pequenas séries impressas em serigrafia - um luxo - vejam só esta para os Dead Combo, ainda estava a secar... :