31.5.06

Inovação Aberta I

No seguimento do post de dia 22, em que falei do artigo no jornal Público sobre o desenvolvimento da Inovação Aberta nas grandes empresas, nas quais agentes externos contribuem para a criação de novos produtos, o chamado Connect&Develop.

Hoje tive a notícia de que a Amazon também já faz o mesmo. A Amazon decidiu lançar um concurso aberto a todos, e que a avaliar pela lista de premiados, teve óptimos resultados!... Mas pergunto o que irá acontecer aos cientistas, engenheiros, etc que trabalham em I&D nas grandes empresas?

Mas mais grave ainda é que o público quererá mais facilmente contribuir com novas ideias para grandes empresas globais!... e as pequenas empresas? terão de continuar a investir elas próprias em I&D? Desta forma, os mais ricos serão cada vez mais ricos e vice-versa!

Há Vida Na Web

Esta semana Nuno Markl voltou a surpreender-me. Através do seu programa Há Vida em Markl, que eu ouço em podcast, deu a conhecer dois sites muito interessantes:

MyHeritage: Este site tem uma aplicação que analisa as feições da nossa cara, através de uma foto que nós enviamos por upload, e mostra-nos uma lista de celebridades parecidas connosco! É muito divertido!...

Google Trends: Este, saídinho do Google Labs, mostra-nos quais as palavras mais pesquisadas pelo motor de busca principal do Google e em que parte do globo. O Markl descobriu que a Soraia Chaves é mais pesquisada do que ele pelo pessoal de... Linda-A-Velha! :)

No passado o Markl já tinha divulgado também o Pandora.com, um site de pesquisa de músicas, onde cada um pode criar uma rádio pessoal.

30.5.06

Usabilidde é como àgua a correr montanha abaixo!























Este gráfico é de um blog que acaba de entrar no Top100 do Technorati, mas os autores dizem que não percebem porquê essa subida... eu atribuo esse feito a uma escrita com muito humor e muita inteligência. Chama-se Creating Passionate Users :)

o e-mail não transporta tom de voz

Algo de que já se vinha falando, mas agora reforçado por um artigo da American Psychological Association. Os e-mails de facto não transportam expressões faciais e tons de voz, que são uma grande parte da comunicação. Por isso não utilize este meio para fazer comunicações importantes ao seu chefe ou à namorada! :)

Usabilidade na Seara

Fui parar ao site da Seara.com e verifiquei que eles têm algumas preocupações com Usabilidade, no seu site podemos ler uma série de dicas sobre esta matéria.

Também acrescentei 5 novos links sobre Usabilidade na coluna da direita.

29.5.06

Conferência: "We Media 2006"

Decorreu em Londres no início do mês de Maio, e pelo atraso as minhas desculpas. Mas vale a pena visitar o site e procurar mais informações úteis.

A Web 2.0 explicada aos leitores























O jornal Público tem sido um dos orgãos de informação mais atento ao fenómeno Web 2.o - assim baptizado por Tim O'Reilly - e à Web Social. No suplemento de economia "DIA D" de hoje (sai à 2ª feira), surge uma pequena rubrica - DESCOMPLICADOR - assinada por Jaime Fidalgo sobre o que é a Web 2.0?, como nasceu? e quais são os melhores exemplos?.

Só é pena que Jaime Fidalgo se tenha enganado no nome do autor que cunhou o termo, é Tim e não Tom, de resto: cinco estrelas!

Usability Body of Knowledge

A inteligência colectiva de todos os peritos na àrea da Usabilidade, pode agora ser reunida num sistema "vivo" e "orgânico" de conhecimento e evolução sobre esta àrea, onde todos poderão dar o seu contributo.

"The Usability Body of Knowledge (BoK) project is dedicated to creating a living reference that represents the collective knowledge of the usability profession."

28.5.06

Casas de contentores de carga






Formas de nomadismo, novos projectos de habitação, reciclagem...

Numa sociedade em que cada vez é necessária mais mobilidade, mais habitação e maiores níveis de reciclagem, transformar velhos contentores de carga em apartamentos parece-me uma óptima ideia.

26.5.06

OpenBusiness

Enquanto uns discutem o sexo dos anjos, a Web 3.0, outros só pensam em fazer negócio com a Web 2.0. Aqui poderão encontrar-se trocas de experiências sobre novos modelos de negócio ligados à Web Social ou influenciados pelo movimento Open Source.

25.5.06

Já se pensa na Web 3.0!

Através do Ponto Media, de António Granado tive acesso a este artigo do International Herald Tribune sobre a discussão em torno da próxima etapa da Web.

"Just when the ideas behind "Web 2.0" are starting to enter into the mainstream, the mass of brains behind the World Wide Web is introducing pieces of what may end up being called Web 3.0."

"People keep asking what Web 3.0 is,” Berners-Lee said. “I think maybe when you’ve got an overlay of scalable vector graphics - everything rippling and folding and looking misty - on Web 2.0 and access to a semantic Web integrated across a huge space of data, you’ll have access to an unbelievable data resource.”

22.5.06

Inovação aberta...

No seguimento do post anterior sobre o novo livro de António Machuco Rosa destaco no Público de hoje um artigo por Pedro Oliveira, sobre a forma como as maiores empresas que investiam em I&D internamente estão a adaptar-se a novos cenários, com o recurso ao C&D (Connect & Develop), baixando os custos e aumentando os resultados dessa investigação, graças às ferramentas de colaboração.

"No paradigma tradicional, acreditava-se que a inovação exigia um controlo cerrado de todo o conhecimento e dos activos necessários para a inovação (..) As empresas fechavam-se sobre si próprias e o secretismo era uma das importantes componentes do sucesso."

18.5.06

5 Lições Sobre Comunicação

"5 Liçoes Sobre Comunicação, Redes e Tecnologia da Informação. Da Cibernética ao Copyright" é este o título do livro escrito por António Machuco Rosa e editado pela Nova Vega, numa colecção dirigida por José Bragança de Miranda. No 5º capítulo, ou 5ª lição se quiserem, o autor trata de um tema que me interessa, ou seja, porque é que o estado natural de uma ideia é o da liberdade e porque é que as ideias devem fluir livremente... entre mentes! e de que forma contribui para a democracia das sociedades!!!?

… o meu usufruto de uma ideia em nada faz diminuir a ‘quantidade’ da ideia disponível. Por isso, as ‘ideias’ não podem ser apropriadas; são infinitamente divisíveis. Devido a essa não-rivalidade, pode afirmar-se com rigor que o seu estado natural é de liberdade, sendo absurdo invocar certos ‘direitos naturais’ de propriedade.” Machuco Rosa. (190: 2006).

15.5.06

Usabilidade nos gadgets

"Technology firms are being targeted in a bid to make hardware and software easier to use for everyone."

10.5.06

COOP'06

Bem, esta noite é dedicada a eventos ligados à Colaboração, WEB2.0, websocial e outros, aqui no meu blog. Agora é o COOP'06 em França sobre o design de sistemas colaborativos.

Reboot 8

... e por falar nisso! a não perder também o Reboot 8 em Copenhaga nos dias 1 e 2 de Junho. Será que existem voos directos em companhias Low Cost? :)

SHIFT06

Depois do LIFT06 em Fevereiro último, que decorreu em Genebra, agora é a vez de Lisboa receber o SHIFT06. Organizado por investigadores portugueses, este é um evento que já fazia falta no nosso país, colocando assim Portugal no mapa do debate em torno da faceta social da WEB2.0.

Nas palavras de Hugo Neves da Silva, um dos organizadores, "... era importante criar um evento em Portugal no qual se debatesse as importantes mudanças que se estão a verificar na área das novas tecnologias e o peso cada vez maior que as tecnologias tem nas nossas vidas, com os consequentes impactos positivos e negativos na sociedade actual."