26.3.07

Links...

• Dois posts de colegas do PlanetGeek:

Porque a validação W3C é importante.
Link building

• Porque é que User Research é importante, mas não é "lei" obrigatória para todos os projectos. Neste post o autor cita que apenas é necessária quando:
1. We don't know the subject area well
2. The project is based in a culture different to our own
3. We don't know who the users are
4. The product is one we'd never use ourselves
5. The product contains features for specific types of users
6. We need inspiration
7. We need empathy
8. We don't have much design expertise

• Sobre os novos nómadas na era da Internet de banda larga e sem fios:
Writing in the San Francisco Chronicle recently reporter Dan Fost claims that a new generation of IT workers has grown up, people who turn a laptop, a wireless connection and a café into an office and work wherever they happen to be.

22.3.07

Links: 22/03/2007

• E já que falamos em Usabilidade e URL, vejam lá se percebem que tipo de página será esta:

http://www.apple.com/downloads/macosx/


Acho que dá para ter uma ideia! ou não!? :)

Usabilidade e URL's longos

• No meu trabalho passam por mim sites com URL's que são um verdadeiro atentado à Usabilidade, ou seja, à facilidade de memorização e dicção do URL. E também há os que não fazem qualquer sentido. Por exemplo, se estou no site da empresa X, na página com o título "Quem Somos", não faz sentido que o URL seja - www.X.pt/1çgadgdaoirutç.html

Acho que fui explícito... é tarde e não me apetece escrever mais! ;) lol

Então leiam mais aqui:
Usability & Domain Names e URL as UI

15.3.07

Inteligência Colectiva

• Para que se perceba a importância da partilha de conhecimentos dentro de uma equipa, fica aqui uma tentativa de explicação desse conceito:
Lets say you have ten support people, one has ten years of experience and the other nine have one year of experience each.

If all keep all knowledge to themselves the organisation would have 19 (experience-years * man-years ) as resource in total. (10*1 + 1*1 + 1*1...)

Worse, those 19 years of experience is not easy to use efficiently as nobody would know where to pipe a request or issue. "Who if anybody knows anything about this?"

Now, if the same team shared all, knew all, and used all, you would have 190 (experience-years * man-years) as total resource. (19*1 + 19*1...)

É claro que na prática estas coisas não são assim tão lineares, uma equipa de 10 pessoas, não passa de um factor 19 para um de 190 de grau de utilização dos seus conhecimentos, mas é esse objectivo (factor 190) que às equipas cada vez mais se exige.

13.3.07

Links: 13/03/2007

Estudos indicam que deve-se ter algumas considerações ao colocar instruções textuais para preencher formulários para os utilizadores.

Al Gore lança canal de TV no Reino Unido, à imagem da sua Current TV:
Current TV will broadcast non-fiction videos by "people making TV for the first time, and making it well", said Mr Gore, one of the channel's founders.
• Mais notícias sobre a Web Semântica no MIT Technology Review:
...group of researchers working on a project called the Semantic Web, which seeks to give computers the ability--the seeming intelligence--to understand content on the World Wide Web.
• Agora, o que a Microsoft anda a desenvolver para as buscas a partir de telemóveis:

Simples, não!?

12.3.07

Links: 12/03/2007

Lawrence Lessig apresenta-me o projecto freemusic, integrado na angariação de conteúdos grátis para os portáteis do projecto One Laptop per Child

• Porque tenho vindo a falar de usabilidade e estudos de eyetracking, aqui fica o aguardado estudo de 2007 pelo Poynter Institute, sobre as diiferenças de ler notícias online e impressas.

• Um evento sobre empreendedorismo em Novas Tecnologias:
O take off é um evento que pretende divulgar e dar a conhecer os projectos de empreendedorismo a nível nacional. Inspirado no BarCamp e no Tecnonov, terá um formato semelhante, com apresentações livres de quem estiver interessado.

4.3.07

Links 04/03/2007

• Lido no BBC News:
Sites like Prezvid have been set up to keep a keen eye on what's going on, and commentators are already claiming that the activities of YouTube activists, blogging pundits and citizen journalists will be as significant to the outcome as editorials in the New York Times or commentary on Fox News.
Sobre as presidenciais norte-americanas

Público Digital

O fim do rato

• A Technology Review apresenta uma tecnologia, que está aí para substituir o rato. Em Usabilidade já se efectuavam estrudos de eyetracking, ou seja, para tentar perceber os movimentos dos olhos dum utilizador num monitor. o software chama-se EyePoint mas tem de ser calibrado para cada utilizador e para as suas diferentes velocidades de movimento dos olhos - prevejo que issso vai levar as pessoas a rápidamente regressarem aos ratos que entretanto estão arrumados algures no escritório :)

O scrolling é uma das tarefas facilitadas, em que o utilizador ao olhar para uma região mais baixa do monitor, este faz o scroll automático do texto ou página web que estamos a navegar.

1.3.07

Everybody Votes

• A consola Wii da Nintendo já possui um canal de votos, o "Everybody Votes". Estava a ler a notícia no Bites e Bytes e a pensar como seriam os resultados do referendo ao aborto através de um sistema destes: electónico, em casa, e de rápida utilização.

O contexto em que se vota - normalmente salas de voto com urnas em escolas - é muito importante, porque penso que as pessoas mudam de opinião nesta pequena viagem que vai do conforto da sua casa - onde podem ter uma opinião verdadeira, sabendo que ninguém os vai censurar - até à sala de voto. Mesmo sabendo que o voto é secreto, a sua decisão está condicionada pelo ambiente solene que se gera à volta de um referendo. Para além disso um sistema electrónico de votação em casa permite uma mais rápida passagem da opinião ao voto, sem que hajam "desvios" no meio deste processo...

Esta questão é mais importante numa altura em que cada vez os cidadãos, globalmente, se revêem cada vez menos nos políticos que os representam (vejam os links sobre democracia: "WEB 2.0, Colaboração, Commons, Democracia, Open" na coluna lateral deste blog)

Fica um tema em aberto para quem quiser dar a sua opinião...

Steve Jobs e a NeXT

• Neste video podemos ver Steve Jobs, bem jovem, a apresentar uma das actualizações do SO NeXT Step... Esta vem do baú das relíquias! :) Ainda me lembro de ver no Politécnico de Tomar uma máquina NeXT de cor preta... destaco que este SO já possuia uma "Dock" com atalhos para aplicações e pastas, tal como hoje em dia os sistemas OSX da Apple....