28.11.06

MIT: One laptop per child

Um projecto pelo qual tenho um especial carinho. Oferecer um portátil a uma criança pobre pode mudar muita coisa no mundo num curto espaço de tempo... alguns anos talvez!

O fenómeno da Long Tail poderá chegar mais longe, a países com baixo desenvolvimento económico. Poderá ser o ponto de partida para aquilo que muitos acreditam ser uma BOA ajuda aos países pobres, ou seja, não oferecer dinheiro mas sim Conhecimento.

Mas mais ainda! Em vez de se oferecer uma cana de pesca ou uma enxada, ofereça-se logo a ferramenta mais poderosa do mundo... liberdade de expressão e conhecimento.

Vejam as primeiras fotos aqui.

26.11.06

Links: 28/11/2006

virtual-games.com: Mais uma empresa Portuguesa a dar cartas.

InvictaTV.com

MIT Communications Forum

• Uma análise interessante aos blogs TOP100: How the Top 100 Blogs Do ‘it’

• Danah Boyd announcing two new academic papers. É sempre uma leitura interessante.

• Ora aqui está a prova! milhares de profiles no Hi5 e no Myspace são falsos e servem apenas para vender:

25.11.06

A "Long Tail" no panorama televisivo Português

Tem sido uma constante, nos 3 canais de tv Portugueses. Falo dos intervalos de publicidade nos blocos informativos principais, às 13h e às 20h, onde inclusivé para a última parte das notícias esperamos cerca de 10 ou 15 min (não posso precisar neste momento) para no fim nos surgir um pivot a dar a notícia que um português foi o feliz contemplado com o primeiro prémio do Euromilhões - neste caso foi a SIC de dia 25 de Novembro no bloco informativo das 13h - e depois termina o programa, dito informativo! Ora, acho isto escandaloso...

Acho que o nosso panorama televisivo necessita de uma revolução do tipo Long Tail. Com o surgimento de alguns projectos experimentais de televisões regionais via Web, como a que falo no post anterior a Minho Actual TV.

A esperança que deposito para estes projectos é que consigam uma audiência específica de pequenas comunidades de interesses: regionais, culturais, etários, etc. Comunidades essas de pessoas que se podem encontrar não só em Portugal, mas também no estrangeiro através dos nossos emigrantes.

O argumento que se costuma ouvir de que a concorrência dos canais privados - SIC e TVI - trouxe um decréscimo da qualidade do panorama televisivo é discutível. O que eu penso é que a concorrência ainda é pouca!. A prova disso é que as 3 estações têm repetido tiques e estratégias umas das outras, sem necessidade de uma delas se demarcar das restantes. É mais fácil seguir atrás e copiar...

O fenómeno Youtube (os autores fazem parte dos nomeados para pessoa do ano da revista Time), prova que as pessoas estão cansadas da ditadura das programações e da publicidade, preferindo ver quando e onde quiserem...

Se estes projectos de TV regionais conseguirem apelar a este "povo" descontente, penso que poderão ter um futuro promissor. E mais!, explorando novos anunciantes locais e regionais que de outra forma nunca anunciariam em TV. Um pouco à semelhança de outro fenómeno global, o AdSense do Google, que permitiu pequenos anunciantes entrarem na publicidade online.

Deixo aqui uma lista de projectos de TV via Web:
TVViana
Famalicão TV

Links: 25/11/2006

Entrepreneurs See a Web Guided by Common Sense

Serious Games Summit Europe 2006

• Base de imagens gratis: stock.xchng

• Um bom blog do Marco Neves que se chama webaserio.com Trata de temas como o Problogging, e SEO.

• E através do webaserio aqui fica uma lista A a Z de como fazer dinheiro com um blog

• Mais um canal de TV experimental via Web, desta vez do Minho: Minho Actual TV

21.11.06

Blogs pessoais e em Português

O Fogareiro até já teve direito a reportagem na SIC. É um blog de um taxista que já foi revisor de textos no jornal A Bola.

• Os podcasts diários de Sena Santos são outra boa fonte de informação, com um ponto de vista diferente do mundo.

• De um programa que passa actualmente da RUC (Rádio Universitária de Coimbra) extraem-se os podcasts de Íntima Fracção de Francisco Amaral.

Links: 21/11/2006

Amateur Videos Are Putting Official Abuse in New Light, via o Ponto Media

System 'spots multimedia content': Um software que aplica tags automaticamente a filmes e fotos pode vir a ser muito útil, mas substituindo o que hoje em dia se faz "manualmente", pode retirar o valor e a riqueza que os sistemas de tags possuem pelo facto de serem feitos pelas pessoas.

• No seguimento dos links que aqui deixei sobre o assunto, aqui fica mais um sobre o tema da transferência de energia sem fios.

• O Finantial Times apresenta um dossier sobre a Colaboração com Case Studies em grandes empresas que aplicaram estes conhecimentos às suas equipas.

• Dicas úteis: How to setup WordPress locally on your Mac

5 Essential OSX Blogging Tools
Destes, destaco o Pingoat.com que permite fazer o ping de forma fácil e rápida a vários serviços de indexação de Blogs

16.11.06

Links: 16/11/2006

• A BBC noticia: Physics promises wireless power. E o MIT afirma que pode carregar baterias, "enviando" energia sem fios... Eu por cá fico à espera que a EDP faça o mesmo! ;)

• Tem lugar em Londres o e-Democracy '06, a partir de hoje!

Numa página apenas, captamos o conceito deste projecto a ter lugar na cidade de Barcelona. Pessoas em cadeiras de rodas tiram fotografias com o seu telemóvel a obstáculos arquitectónicos e no sistema de transportes. Com a ajuda de um programa de anotação geográfica, constrói-se um mapa online. Imaginem se um projecto destes fosse aplicado em Lisboa...

Usabilidade de impressoras

Curioso o estudo que indica que os departamentos de informática das empresas preferem comprar impressoras mais baratas, deixando para segundo plano a usabilidade das mesmas. Um estudo em Inglaterra indica que os funcionários dos escritórios passam em média 10 minutos a resolver problemas de impressão, como "paper jams".

Não sei porquê, mas isto parece-me familiar...

Via: GUUUI

14.11.06

Links: 15/11/2006

: continua a discussão sobre a Web 3.0, a web semântica que todos esperam... parece uma profecia! :)

• Através do blog de António Granado: The Rise of the participatory culture

Zune goes head to head with iPod: Chegou o grande rival do iPod, até agora a Apple marcou pontos com o design e a facilidade de utilização pela click wheel - um caso de sucesso em Usabilidade. Agora vamos ver o que o Zune pode trazer de novo!...

2.11.06

Links: 08/11/2006

• Para quem ainda não usa RSS, aqui fica mais um ponto de vista a favor do mesmo: How can we help you understand the power of RSS?

• As clivagens entre aquilo que se ensina, e aquilo que é necessário aprender nas instituições de ensino, são cada vez maiores (e um excelente gráfico a ilustrar!). Why does engineering/math/science education in the US suck?

Attributes Of Social Software

Jan Chipchase é o guru antropólogo dos telemóveis que faz conferências um pouco por todo o mundo, incluindo para a NOKIA.

• desenvolvido a partir de um estudo efectuado à troca de e-mails dentro da empresa Enron, desenvolveu-se este explorador da rede social estabelecida por esses e-mails.

• Ainda sobre os e-mails, a Danah Boyd afirma que eles estão "mortos" para os teenagers... percebe-se porquê: não são "imediatos" :)